Armazém 6

sexta-feira, dezembro 02, 2005

O Natal ao contrário

No Armazém 6, todos os anos por altura do Natal, sempre foi costume todos os "armazenados" juntarem-se numa "vaquinha" para comprar uma prenda ao Patrão Bigodes.
Isto pode parecer um pouco descabido mas, no contexto do Armazém 6, não o é.
Todos temos uma relação bastante familiar com Patrão Bigodes, é um fixe...
Deixa-nos faltar, chegar atrasados, etc.
Enfim é um gajo tolerante, e por vezes até abusam disso.
Pobre Bigodes.

Normalmente duas semanas antes do Natal, Patrão Bigodes organiza um jantar para todos, num restaurante, não de luxo, mas bom.
Paga tudo na íntegra.
Oferece uma prenda a cada um dos "armazenados".
O Patrão Bigodes é o único solitário proprietário da empresa de "outsourcing" onde trabalho, e acho que ele merece consideração.
(Ele não sabe da existência deste blog, portanto isto não é graxa ...).

Falou-se na prenda e do dinheiro que devíamos começar a angariar.
5 € a cada um.

No início há sempre discussão...

- Pá! Eu acho que devíamos oferecer tipo, é assim, uma caneta ou não sei quê.
- Não minha! Isso é foleiro, oferece-se um alfinete para a gravata.
- É assim, por mim tudo bem, desde que não seja um livro, como no ano passado. Que Horror!!! Por amor de deus xavalas!!!
- Eu aposto numa garrafa de vinho!

Enfim, as opiniões sempre divergiram.
Era bom sinal, no entanto.
Queria dizer que todos estávamos de acordo em oferecer uma prenda a Patrão Bigodes, dispostos a pagar 5 €.
Mesmo a Surucucu, a quem uma vez lhe foi oferecido um segundo salário (ver "Personagens - Surucucu").

Mas...
Este Natal está a ser diferente.

Tudo começou quando alguém teve a iniciativa de angariar os 5 € da praxe para a prenda do Bigodes.
- Fosga-se minha!!! 5 €?! deves pensar que estou rica não?! Estou-me nas tintas para o Bigodes, não vou gastar 5 € com uma coisa ridícula!!!
- Iá!! Ela tem razão - dizia outra - Nunca se viu em lado nenhum oferecer prendas aos patrões.
- Tou-me a cagar!! Não dou minha, 5 € já é dinheiro!!!

Pois...
Gerou-se a confusão e temia-se o pior.

Depois de inúmeros gritos, insultos e palavras menos eruditas, fez-se um silêncio total no Armazém 6.

Estava tudo de trombas....
Vermelhos de ódio e de raiva...
Sacando agrafes com uma gana nunca vista...

Passada cerca de uma hora, rompeu-se o silêncio...

Uma "armazenada" levantou-se, silenciosa, e começou a dirigir-se à mesa mais próxima:

- É assim, queres dar 5 € para a lotaria do Natal? - Falava baixinho
- Claro minha! Toma lá. - E imediatamente sacou de uma nota cinzenta do porta moedas, que estava, presumo, bem recheado, tendo em conta o abastado salário que Bigodes nos ofereceu pelo Natal.

A "armazenada" prosseguiu com a angariação...
Mesa por mesa sacou 5 € a todos, sem hesitações, discussões ou polémicas.

No fim, Cabeça de Fósforo, que não tinha participado na discussão da prenda do Bigodes (Cabeça de Fósforo não é dependente de Bigodes mas sim do cliente de outsourcing que Bigodes serve, ver os primeiros posts deste blog), atirou, em alto e bom som:

- É assim: Já temos bué da dinheiro para a lotaria do Natal!! É assim, este ano vamos ganhar!! Tenho a certeza!
E numa indirecta para mim, que me recusei a dar dinheiro para a lotaria, ainda acrescentou:
- Ah! E é assim, quem não participou não ganha nada!!!

Pensei:
Espero que ganhem.
Só assim poderei ter a certeza de não voltar a trabalhar com pessoas com tão enorme coração natalício.