Armazém 6

quinta-feira, abril 06, 2006

Entrevistas, gralhas e mentiras

É corrente dizer-se que nunca se deve mentir num curriculo nem numa entrevista para trabalho.

Pois eu hoje verifiquei isso mesmo.

Estava a entrevistar uma senhora e, na sequência do meu discurso, disse que estava à procura de alguém com alguma experiência em computador, em Word, Excel etc...

Disse-me:

"Ah sim! Claro que sim! Eu tenho muitos bons conhecimentos de excel, muita prática e tenho um curso e tudo!"

O que ela não estava à espera foi que eu (como fiz a todos os entrevistados) lhe pedisse para se sentar ao computador e digitasse uns números numa folha de excel.
Foi sentar-se, com ar tolhido e começou a digitar. Muito lenta e apavoradamente à procura das teclas com os números ainda arranjou forças para perguntar:
-É para pôr por ordem estes números?
- Não, não é necessário, mas de qualquer maneira, se sabe bem excel, deve saber que ele próprio ordena os números, basta clicar num atalho. Até lhe pode dizer se os quer por ordem crescente ou decrescente - disse eu
- Ah sim?! Ah não sabia que se podia fazer isso. Obrigada pela informação - corou, digitou os números, levantou-se nervosa, deixou cair a cadeira no chão, corou ainda mais, despediu-se e foi-se embora.

E eu? Eu coloquei uma cruz no seu currículo.

Ainda a mesma situação mas com uma outra entrevistada.

- Eu sei teclar muito bem, teclo com os dez dedos e conheço todo o teclado, tanto as letras como os números, nem preciso de olhar!
- Ah, mas isso é óptimo, ainda bem. Olhe, já agora, peço-lhe que se sente naquele computador e que me digite estes números.... - Disse eu.

Ela sentou-se e, garanto-vos, que demorou quase dez minutos a digitar 20 números!
E, ainda por cima, muitos estavam mal copiados!

E eu? Eu coloquei uma cruz no seu curriculo.

Moral da história: Nunca mentir numa entrevista de trabalho. Muito menos se for uma bruaca a entrevistar.

1 Comments:

  • Essas pessoas devem enviar curriculos para todas as empresas que precisam de trabalhadores, e é o "tudo ou nada" quando são chamadas às entrevistas.

    Se ao lerem o tal anúncio, e se nele tiver explícito os requesítos, e mesmo assim acharem que devem continuar em frente na candidatura sem os terem.... santa ignorância!

    By Blogger Unknown, at 5:17 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home