Armazém 6

sexta-feira, março 31, 2006

Potência dos potenciais

Ontem e hoje, estive a fazer entrevistas a potenciais candidatos a "armazenados".
Patrão Bigodes, preocupado com a situação do Armazém, incumbiu-me dessa responsabilidade.
Na Quarta-feira entregou-me um envelope com currículos e disse:
- Bruaca! Tome lá isto e seleccione dois futuros "armazenados", tem aqui a chave do escritório, marque as entrevistas e depois diga-me qualquer coisa.

Fiquei orgulhosa por ter o poder de escolher os melhores "armazenados".

Os resultados desta experiência foram, de certo modo, avassaladores.

O primeiro passo foi o da análise dos currículos.
Como não eram muitos, cerca de 12, resolvi contactar todos, marcar as entrevistas e seleccionar depois.
Eis alguns exemplos:

1) Vou à procura de um número de telefone para contacto e constato que esse número tem um algarismo a mais. Não consegui, obviamente, contactar essa pessoa que, pensei eu, deve queixar-se aos amigos que nunca lhe telefonam para entrevistas. Ainda tentei discernir qual o dígito a mais. Fiz duas tentativas e nada! Pus uma cruz e passei ao próximo.

2) O currículo era de alguém de sexo masculino mas tinha o nome de alguém do sexo feminino no rodapé da folha. Este, ainda o entrevistei e o resultado foi o seguinte:
À minha espera para entrar estava encostado na ombreira da porta, com um cigarro no canto da boca e ar desleixado. Quando lhe disse que podia entrar perguntou: "posso acabar de fumar, ou tem de ser já?".
Ainda lhe dei a oportunidade de entrar e ao ser confrontado com o facto de haver um nome estranho no seu currículo, respondeu: "Ah! pois. É assim, é que eu tirei este currículo de um outro e não consegui apagar esse rodapé."
Depois, durante a entrevista, ainda reparei que as datas na experiência profissional estavam coincidentes de tal maneira que o rapaz tinha trabalhado em três sítios diferentes ao mesmo tempo.
Perguntei:
- Trabalhou em três sítios ao mesmo tempo?
- Eeeuu?! Eu não! Porquê?
- É que tem aqui no seu currículo as datas coincidentes.
- Ah sim? Mostre lá - e precipitou-se por cima da mesa para constatar o facto - Ah pois é! Isso aí é 2002 não 2005! Emende aí!

Não emendei e disse-lhe que se fosse seleccionado lhe telefonaria.

3) Durante a entrevista a mais um candidato, que chegou 40 minutos atrasado e nem sequer referiu esse facto, pelo menos com um pedido de desculpas, ele diz-me que o seu último trabalho foi num ginásio de grande gabarito.
Como esse facto não constava do seu currículo, que, aliás, tinha um espaço para a assinatura que ele se esqueceu de meter, referi isso mesmo:
- Pois, mas não estou a ver isso aqui no seu currículo.
- Ah não? Ah pois, devo ter-me esquecido. Mas é verdade, juro que é verdade!
Como não preciso de ninguém com demasiado músculo e que ainda por cima me dá um aperto-de-mão flácido, pus uma cruz.

4) Como referido no post anterior, telefonei a um que me recusou a entrevista por ser o seu dia de anos.

Pensei que amanhã é dia 1 de Abril e lembrei-me de um bom castigo para alguém que dá tanta importância às datas.
De manhã:
- Estou sim? Bom dia! Daqui fala Bruaca da empresa... queria dar-lhe os parabéns porque foi seleccionado e pode começar já para a semana.
De tarde:
- Estou sim? Boa tarde! Daqui fala Bruaca, falámos há pouco, olhe: 1 de Abril!!!!! É tudo mentira!!! De qualquer maneira vi aqui no seu currículo que fez anos há dias e dou-lhe na mesma os parabéns!

Até agora está uma seleccionada, que começa já as lides de "armazenada" na segunda-feira.
Apesar de tudo era o único currículo sem erros ortográficos.

Para a semana tenho uma nova "fornada" para escolher mais um potente potencial...

1 Comments:

  • é cada peça!
    Esta gente ainda não está mentalizada que, hoje em dia, têm que se esforçar para arranjar trabalho.
    O currículo é uma peça importante, e, como se vê nas postagens, é muito determinante na escolha.
    Quem se desleixa para o currículo, desleixa-se para muitas mais coisas.
    E quem diz " posso fumar o cigarro ou tem que ser já" é porque não deve estar com muita pressa para arranjar emprego. Que continue a fumar cigarros à espera que um emprego lhe bata a porta!

    By Blogger Unknown, at 1:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home